Higiene Ocupacional

A divisão de HIGIENE OCUPACIONAL da E+GROUP oferece serviços em segurança do trabalho de que sua empresa precisa, com uma equipe especializada para avaliar as condições ambientais do trabalho dos seus colaboradores.
LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
O LTCAT trata-se de um documento obrigatório, para fins de atendimento a Legislação Previdenciária, com exigência legal conforme lei 8.213/91 e modificações das Instruções Normativas. O laudo tem como objetivo identificar a exposição aos agentes nocivos à saúde para fins de concessão da aposentadoria especial e reúne informações para elaboração do formulário de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Avaliação Quantitativa de vibração Corpo Inteiro e Localizada
A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.

Dosimetria de Ruído
A exposição a agentes físicos no ambiente laboral é fonte de risco à saúde e compromete o bem-estar do trabalhador. A DOSIMETRIA tem por objetivo identificar e qualificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.

Conseguimos fazer até 10 dosimetrias por dia.

Avaliação de agentes químicos
A avaliação da exposição a agentes químicos implica a sua medição no ar ambiente de trabalho do local de trabalho e sua comparação com os valores normativos de referência. Existe normalização nacional de referência, bem legislação sobre agentes específicos.

Esta avaliação deve ser feita em todos os locais onde haja risco de exposição.

Laudo de insalubridade – NR 15
O Laudo de Insalubridade fiscaliza e determina quais são as operações insalubres da empresa, determinado pela Norma Regulamentadora (NR15). Após o laudo, são geradas informações se o trabalho está sob exposição de agente nocivo acima ou abaixo do limite de tolerância.

Laudo de Periculosidade – NR 16
É o documento técnico que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes), estando este item fundamentado nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Laudo Ergonômico – NR 17
O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda esforços repetitivos.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR 09
O PPRA é obrigatório a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
Programa de Gerenciamento de Riscos, identifica, avalia e propõe formas para prevenir os acidentes ambientais que afetam a integridade física, segurança do cidadão e do meio ambiente.